quinta-feira, 25 de maio de 2017

Líderes

Foto: (Edison Vara/Reuters)

GRÊMIO GOLEIA FÁCIL E TERMINA NA PONTA DO GRUPO 8;
MESMO PERDENDO, BOTA TAMBÉM É LÍDER

Terminou a fase de grupos da Libertadores, e os últimos desfechos dos brasileiros foram positivos. Em partes...

Na velha máxima de "coisas que só acontecem com o Botafogo", a sorte continua mais do que nunca ao lado do Glorioso. Hoje o time perdeu para o Estudiantes por 1x0 em La Plata. Mesmo assim, assumiu o primeiro lugar do Grupo 1! Isso porque o Atlético Nacional se despediu da competição vencendo de virada o Barcelona de Guayaquil por 3x1. Com direito a dois gols contra dos equatorianos. Por causa do saldo de gols (1x0), o Fogão pegou o primeiro lugar da chave. E assim se segue a perseverante e sortuda história botafoguense na competição.

Enquanto isso no Grupo 3, o River Plate foi surpreendido em casa pelo Independiente de Medellin, por 2x1, apenas perdendo a chance de garantir o primeiro lugar geral. Apesar da vitória, os colombianos não avançaram, já que o Emelec fez 3x0 no Melgar e ficou com a segunda vaga.

Por fim, como era esperado, o Grêmio pegou a liderança do Grupo 8, confirmando a vaga com uma tranquila goleada de 4x0 sobre o Zamora, o único clube com zero ponto no torneio. Luan foi o nome da partida, marcando dois gols e ainda perdendo pênalti. Barrios e Pedro Rocha marcaram os outros. Por outro lado, teve a nota triste para o lateral Leonardo, que fraturou o joelho durante o segundo tempo.

A outra vaga ficou com o Guarani do Paraguai, que em casa segurou um empate sem gols ante o Deportes Iquique.

----

Terminada a fase, é hora de recapitular alguns passos.
Com a derrota do River, o Atlético MG garantiu o primeiro lugar geral nos grupos, obtendo assim o direito de decidir todas as fases finais jogando a segunda partida em casa. Situação parecida de 2013, ano de seu título, o último dos brasileiros até aqui.

Foram cinco brasileiros e três argentinos na liderança dos grupos, compondo dessa forma o Pote 1. Na ordem geral dos pontos, ficaram Galo, Lanus, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo.

Os segundos colocados são os componentes do Pote 2, e apenas o Atlético PR representa os brasileiros. Além dele, estão Barcelona, The Strongest, Emelec, Jorge Wilstermann, Godoy Cruz, Nacional e Guarani.

Enquanto isso, Estudiantes, Santa Fé, Independiente de Medellin, Flamengo, Atlético Tucuman, Libertad, Chapecoense e Iquique, como terceiros colocados, jogarão a Sul Americana, além de Olímpia e Júnior Barranquilla, melhores eliminados da pré Libertadores. A Chape ainda aguarda o julgamento de recurso para reaver os pontos que perdeu pela escalação irregular de Luiz Otávio.

Dará tempo para se resolver isso, afinal, o sorteio das oitavas será no próximo dia 14. E esperar para ver qual dos brasileiros fará mais bonito nesta fase decisiva, até o tão sonhado título continental. 

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar no time Zamora.. Isso que dá abrir demais a Libertadores.. O torneio está inchado...Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net