domingo, 7 de maio de 2017

O NOVO PRESIDENTE

O presidente eleito Emmanuel Macron e sua mulher, Brigitte Trogneux, comemoram a vitória em palco montado em frente ao Museu do Louvre (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)Resultado de imagem para frança
(FOTO: Benoit Tessier/Reuters)

EMMANUEL MACRON VENCE AS ELEIÇÕES NA FRANÇA

A eleição presidencial da França consagrou neste domingo o mais novo presidente da história do país, com uma boa vantagem. O candidato de esquerda, Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito com cerca de 66% dos votos o segundo turno das movimentadas e agitadas eleições no país, contra 34% da candidata de direita, Marine Le Pen.

Logo após saber da vitória, Macron declarou à AFP que "abre-se uma nova página" para a França. "Esta noite abre-se uma nova página da nossa longa história. Quero que seja a da esperança e a da confiança recuperadas", disse o centrista.

Le Pen reconheceu a derrota na eleição e afirmou em discurso que é preciso constituir uma nova força política. Ela convocou "todos os patriotas" a se unir a ela e acrescentou que o partido da Frente Nacional precisa mudar para conseguir superar o desafio, sendo o principal deles o combate ao terrorismo que tem assolado os franceses nos últimos anos.

Emmanuel Macron é o presidente mais jovem eleito na França. Mesmo aos 39 anos, já passou antes pelo Ministério da Economia. Nestas eleições, contou com o apoio de ex-adversários, como o atual mandatário François Hollande e seu antecessor, Nicolas Sarkozy.
Tem como lema no combate ao terror a "tolerância zero" contra o crime. Para os 5 anos futuros de mandato, ele propõe reforçar a guarda da fronteira, criar mais de 10 mil postos policiais e 15 mil vagas em prisões, para abrigarem pessoas envolvidas com o terrorismo.

Nenhum comentário: