sábado, 28 de outubro de 2017

FOTO DA SEMANA: incêndio devastador


A Foto da Semana de hoje traz os efeitos de um incêndio devastador e destruidor de floresta que fica no coração do Centro-Oeste brasileiro. E lamentavelmente, pode ter sido criminoso.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já destruiu mais de 65 mil hectares da unidade de conservação em Goiás, segundo o ICMBio (Foto: Vitor Santana/G1)
(FOTO: Vitor Santana/G1 Goiás)

O primeiro incêndio na Chapada dos Veadeiros começou há 17 dias, em 10 de outubro, e foi controlado seis dias depois. Mas, no dia seguinte, novos focos surgiram, e há mais de 10 dias brigadistas e voluntários tentam combater aschamas. A Polícia Civil suspeita que o incêndio seja criminoso.

As chamas já estão sob controle na maior parte do parque, segundo brigadistas, e apenas uma linha de fogo segue descontrola. "É uma área de difícil acesso, mas, se não acontecer mais nada, se não tiver outro início de queimada, esta parte será controlada até o final de semana", disse o coordenador de prevenção e combate a incêndio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, Christian Berlinck.

Hoje, uma chuva forte caiu sob o local, ajudando no combate aos focos incendiários que ainda resistem desde então.

Nenhum comentário: