domingo, 15 de julho de 2018

ALLEZ LE BLEUS!! É BI CAMPEÃO DO MUNDO!

Gol contra de Mandzukic em França x Croácia
Perisic comemora gol em França x Croácia
Perisic bate com a mão na bola dentro da área
França Croacia final Copa do Mundo Mbappe
Modric e Mbappé premiados

França4X2Croácia

FINAL INCRÍVEL!
FRANÇA BATE CROÁCIA EM JOGO DE SEIS GOLS E GARANTE O BI MUNDIAL

VIVE LA FRANCE!
ALLEZ LE BLEUS

O mundo hoje foi pintando com as cores tricolores, de azul, vermelho e branco. O mundo viu a consagração da França. A Torre Eiffel, a Champys Elysys e diversos outros grandes pontos turísticos franceses celebraram os feitos de jovens promissores e realizados no futebol. O mundo da bola é francês, pela segunda vez! E campeã num país com as mesmas cores da bandeira francesa. Que saúda e se despede com saudades de uma das melhores Copas, mais uma de muitas. Obrigado, Rússia!

A França é campeã da Copa do Mundo depois de 20 anos! Em um grande jogo, onde independente se a arbitragem causou polêmica ou não, tivemos um justo resultado de muitos gols. Sim, uma final de seis gols, que só não superou a decisão de 1958, que o Brasil fez 5x2 na Suécia e ganhou sua primeira taça mundial. A França venceu a Croácia por 4x2 e confirmou o bi mundial. Ganhou mais a eficiência do que o jogo bonito. Foram só 8 finalizações francesas, 6 chutes a gol. A Croácia jogou muito para variar, chutou 15 vezes, mas só 3 foram a gol. E 61% de posse de bola. Dessa vez, falhou-se o domínio. E o natural cansaço das prorrogações foi sentido. Mas nem por isso, deixaram de ser valentes. Palmas enormes e eternas aos croatas, pela histórica campanha finalista. Palmas também a Luka Modric, super maestro e camisa 10, eleito melhor jogador da Copa pela FIFA.

O JOGO!

Antes da bola rolar, teve a tradicional e discreta cerimônia de encerramento, com a participação do cantor porto-riquenho Nicky Jam e o famoso ator Will Smith. E ainda teve brasileiro de máxima importância na participação especial. Ronaldinho Gaúcho roubou a cena como percussionista.

Agora sim, com a bola rolando, as duas equipes se estudaram muito para partir aos ataques. Começando por muitas bolas aéreas. E aos 18 minutos, uma dessas terminou em gol. Controverso, até. Griezmann cavou a falta perto da área. Ele cobrou e a bola desviou em Mandzukic, enganando Subasic. Estava marcado o primeiro gol contra numa final de Copa do Mundo. França na frente!
A Croácia, valente que é, como se esperava, não se abateu e partiu ainda mais pra cima. Chegou ao empate aos 28 minutos, com Perisic, em linda batida. Daí a França se segurou mais e foi na calmaria ao ataque. E para sua sorte (roubo para outros), confusão na área. Perisic, que empatara o jogo, meteu a mão na bola. O árbitro argentino Nestor Pitana usou o árbitro de vídeo e marcou o pênalti. Pois é, VAR sumido neste mata-mata, resolveu finalmente dar as caras logo na final. Na cobrança, Griezmann não desperdiçou. O primeiro tempo terminou com 7x1 para a Croácia em finalizações. E a França marcou 2x1 no placar. Coisas do futebol...

No segundo tempo, contudo, os franceses não quiseram saber de estatísticas surpreendentes e furadas e foram logo partir mais para cima, querendo abrir mais vantagem, em chutes de Mbappé e Griezmann. Conseguiram! Aos 14, Paul Pogba venceu um bate-rebate e marcou o terceiro. Seis minutos depois, Mbappé liquidou a fatura, em boa jogada pelas laterais. Subasic, claramente acusando exaustão, como outros jogadores croatas, nem pulou direito na bola. 4x1!

Mas a Croácia tem valentia de sobra e não desiste nunca. Para não ser goleada acachapante, achou o segundo gol no oportunismo. Falha gritante do goleiro e capitão Hugo Lloris, gol de Mandzukic. A favor! Ainda tinha jogo pela frente, o centroavante daria a volta por cima depois de marcar contra.
Mas quiseram os deuses futebolísticos que esse fosse mesmo o último dos 169 gols dessa Copa cheia de loucuras. Não houveram mais grandes chances de que o placar fosse alterado.

Foi só os franceses administrarem na calmaria, até o apito final aos 50 minutos, sob os pés de Lloris. Fim do espetáculo, fim de Copa, título francês! 20 anos e 3 dias depois da primeira taça, a segunda conquista tem sabor ainda mais especial, vista a juventude e talento nato dos nomes que levaram o time a glória. Tudo na batuta de Didier Deschamps, campeão como jogador (capitão também) e treinador. Crava seu nome na história dos campeões, ao lado de Zagallo e Franz Beckenbauer.

Festa do título emocionada e especial para jogadores de ascendência e raízes africanas, pois 14 dos 23 jogadores tem algum tipo de naturalização, por parte de pai ou mãe. Histórias especiais ganham espaço, como a do volante N´Golo Kanté, de atuação monstruosa em todos os jogos. Em 1998 ele recolhia os lixos espalhados nas ruas na comemoração do primeiro título. No começo de sua carreira no futebol, há cinco anos, jogava na terceira divisão francesa. Foi para a Inglaterra e conquistou logo dois Campeonatos Inglês, por Leicester e Chelsea. E agora é campeão do mundo \o/

Enquanto Kanté catava os lixos no passado, Kylian Mbappé, a veloz "tartaruga ninja" que fez história, não era nascido. Veio ao mundo em dezembro daquele ano, para brilhar pelos gramados mundiais. Do Monaco ao PSG, e ao protagonismo na Rússia. Aos 19 anos, é o segundo jogador mais jovem a fazer gol numa final de Copa. Só Pelé na frente, nos seus 17 anos em 1958. E o próprio Pelé, nas redes sociais, exaltou os feitos do garoto francês. Vai longe.


Quiseram ainda os deuses do futebol que a cerimônia tradicional da entrega dos prêmios e a taça de campeão do mundo fosse, incrivelmente, debaixo da forte chuva que caiu no momento mais oportuno, para abençoar as energias e alegrias naquele ambiente platônico do Luzhniki. Debaixo d´agua, a taça foi erguida por Lloris, para gravar na história do desporto francês. Memorável, acima de tudo!
Parabéns, França, inconteste campeão, bi campeão do mundo!

E amanhã o blog traz as considerações finais desse Mundial. Zabivaka e companhia deixam saudades, e agora é esperar pelas histórias a serem escritas, de formas exóticas, na primeira Copa do Oriente Médio. Que venha Qatar!

FICHA TÉCNICA
França 4 x 2 Croácia

Local: Estádio Luzhniki, Moscou
Horário: 12h
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Bellatti (Argentina)
Árbitro de vídeo: Massimiliano Irrati (Itália)
Público: 78.011

Resultado de imagem para frança 4 x 2 croacia

Homem do Jogo: Antoine Griezmann (#7)

PREMIAÇÕES

Bola de ouro: Luka Modric (Croácia)
Bola de prata: Eden Hazard (Bélgica)
Bola de bronze: Antoine Griezmann (França)

Luva de ouro: Thibaut Courtois (Bélgica)

Melhor jogador jovem: Kylian Mbappé (França)

Chuteira de ouro: Harry Kane (Inglaterra)

Prêmio FIFA Fair Play: Espanha

Nenhum comentário: