quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Racismo da vergonha

O jornalista William Waack, da Globo

WILLIAM WAACK É AFASTADO DO JORNAL DA GLOBO POR ATO RACISTA

VERGONHA!

Há exatamente um ano o mundo acompanhava a cobertura das eleições norte-americanas, que na madrugada do dia 9 de novembro consagraria a vitória do republicano Donald Trump como presidente eleito dos Estados Unidos.

Pelo Brasil, a cobertura ganha agora, um ano depois, destaque no noticiário. Pena que muito negativo.

O jornalista e apresentador do "Jornal da Globo", William Waack, foi flagrado em um ato plenamente racista, ao lado de um comentarista, em um vídeo que começou a circular hoje na internet.

No clipe, feito minutos antes de o jornalista entrar no ar para tratar das eleições americanas, Waack se incomoda de um buzinaço ao fundo e diz: “Tá buzinando por que, seu m… do c…?”. Em seguida, ele balbucia: “Você é um, não vou nem falar, eu sei quem é…” E depois continua com um trecho em que parece dizer: “É preto, é coisa de preto”.

Rapidamente, a TV Globo tomou medidas sobre o caso e comunicou o afastamento do apresentador, a partir desta noite. Renata Lo Prete o substituirá até que se tomem medidas cabíveis. Veja o vídeo abaixo:


COMUNICADO

“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

Nenhum comentário: