sexta-feira, 28 de abril de 2017

BRASIL PARALISADO


GREVE GERAL: PAÍS REGISTRA CENTENAS DE MANIFESTAÇÕES

O Brasil parou nesta sexta-feira, 28 de abril de 2017. Quase o país inteiro teve a adesão de manifestantes convocadas para uma greve geral. Transporte público, entre ônibus, trens e metrô, deixaram de circular pelas principais cidades.
Ruas e rodovias sofreram bloqueios por parte do MTST, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra.

Os protestos foram coordenados por sindicalistas e diretórios trabalhistas de diversas partes.
A Greve Geral foi foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Intersindical, Central e Sindical Popular (CSP/Conlutas), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Elas acontecem em meio a recente aprovação pela Câmara, a Reforma Trabalhista. Muitos protestantes enxergam que as mudanças impostas pela reforma representa um retrocesso para a classe trabalhadora. Aproveitaram a data de hoje para "antecipar" o feriadão, porque na segunda é comemorado o Dia do Trabalho.

Cerca de 24 Estados nacionais tiveram registros da Greve Geral. Apenas a Região Norte teve adesão parcial, enquanto as demais foram totais.

Em São Paulo e em Brasília, representantes de movimentos sociais fizeram barricadas e atearam fogo em pneus fechando rodovias.

Em ações pontuais, linhas de transporte público foram paralisadas no início do dia na capital paulista, somente tendo a liberação destas ruas à noite. Houve ainda confronto próximo a casa onde mora o presidente Michel Temer, quando este não se encontra na capital federal.

No Rio de Janeiro, operaram-se os vandalismos de maior gravidade. Oito ônibus foram queimados entre a tarde e a noite.

Servidores públicos, funcionários estatais, bancários e professores estiveram entre os milhares de manifestantes espalhados pela nação.

Um comentário:

politica em foco disse...

A imagem mais triste da chamada "greve geral": milhares de trabalhadores nos pontos de ônibus e estações de trem querendo ir trabalhar.