domingo, 9 de abril de 2017

Clima de guerra no Egito


APÓS ATENTADOS EM IGREJAS, EGITO DECLARA EMERGÊNCIA POR 3 MESES; 44 MORRERAM

O Domingo de Ramos deste dia 9, celebrado no mundo todo, foi de clima pesado e trágico para o Egito. Dois atentados em duas igrejas mataram pelo menos 44 pessoas, e mais de 100 ficaram feridas.

O duplo atentado, reivindicado pelo Estado Islâmico, começou primeiro na igreja católica de Tanta, quinta maior cidade egípcia. Pouco depois, a outra explosão aconteceu em outra igreja, em Alexandria, segundo maior município, atrás apenas da capital, Cairo.

E de Cairo vem as radicais determinações do presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sissi. Esta noite, no horário local, ele declarou estado de emergência no país por três meses.

"Há uma série de procedimentos a seguir: em primeiro lugar, um estado de emergência de três meses", declarou o presidente com gesto grave, acrescentando que a medida será tomada para "proteger" e "preservar" o país.

O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva no Palácio presidencial do Cairo, algumas horas depois do duplo ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico. Segundo a Constituição egípcia, o chefe de Estado ainda deve submeter essa medida ao Parlamento.

Com informações do UOL

Nenhum comentário: