sábado, 7 de abril de 2018

DEPOIS DE 48 HORAS, PRISÃO CONFIRMADA: DERROTA AOS MILITANTES, VITÓRIA CONTRA A IMPUNIDADE

Lula saiu a pé do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e seguranças tiveram que conter militantes (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

POLÍCIA FEDERAL BATEU A PORTA

Lula em carro da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Suamy Beydoun/Agif/Estadão Conteúdo)

LULA É PRESO

Terminou uma longa espera de cumprimento, após dois dias de extrema agitação. Vitória da honestidade, derrota dos militantes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso.

Lula (PT) se entregou a Polícia Federal às 18h42 deste sábado, após se abrigar nos dois últimos dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em seu reduto, São Bernardo do Campo. Ele estava por lá desde quinta-feira, quando às 18h o juiz Sérgio Moro determinou a decretação de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Ainda responde a outros seis processos, entre eles o sítio de Atibaia.

Desde o mandado de prisão, vindo após a negação de habeas corpus por parte do julgamento do STF na quarta-feira, Lula encerrou seus últimos dias de liberdade no Sindicato, onde dormiu as duas noites. Nesse meio tempo, fez rápidas aparições nas janelas do local, que desde então ficou tomado e repleto por manifestantes e militantes favoráveis ao Partido dos Trabalhadores. Moro havia determinado que Lula se apresentasse voluntariamente à PF até as 17h de sexta-feira, o que não aconteceu.

Este sábado, contudo, foi o mais emblemático dos capítulos envolvendo a prisão. Trata-se do primeiro ex-presidente do Brasil a ser preso por crime comum. Outros presidentes da República já enfrentaram prisões, como Juscelino Kubistchek, mas por motivos políticos.

Trajetória de Lula


Ex-sindicalista e metalúrgico, Lula iniciou sua trajetória como líder político durante o regime militar. Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos e, em 1980, ao lado de outros líderes, fundou o Partido dos Trabalhadores.
Principal líder da esquerda brasileira, também ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e participou do movimento "Diretas Já".
Antes de se eleger presidente, foi derrotado nas eleições de 1989, 1994 e 1998 (por Fernando Collor em 1989 e por FHC em 1994 e 1998).
Em 2002, foi eleito presidente da República com o maior número de votos obtidos por um político até então (mais de 52,4 milhões de votos).
Reelegeu-se em 2006 e, ao deixar a Presidência, com 87% de aprovação, um dos maiores índices de um presidente. A popularidade o ajudou a fazer a sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010.

'Sala especial' em que Lula ficará é um direito previsto em lei (g1)

CRONOLOGIA DOS FATOS


QUINTA-FEIRA (5)

18h: Sérgio Moro determina a prisão de Lula e afirma que o ex-presidente tem até as 17h de sexta (6) para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba
19h10: Lula vai até o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde passa a noite reunido com aliados e militância
20h10: Defesa de Lula afirma que mandado de prisão "contraria decisão do TRF-4"

SEXTA-FEIRA (6)

6h50: Defesa de Lula entra com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ)
16h10: Ministro Félix Fischer, do STJ, nega pedido de Lula para evitar prisão
17h: Termina prazo concedido por Moro para que Lula se apresentasse voluntariamente à PF; ex-presidente permanece no sindicato
19h30: Advogados entram com novo pedido para tentar evitar prisão de Lula, dessa vez no Supremo Tribunal Federal (STF); ministro Edson Fachin é sorteado como relator
20h: PF afirma que não cumprirá mandado de prisão na noite de sexta; negociações com defesa continuam


SÁBADO (7)

10h50: Lula deixa o sindicato e sobe em carro de som para acompanhar missa em homenagem a Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. A ex-primeira dama morreu em fevereiro de 2017.
11h: Fachin nega pedido da defesa para evitar prisão de Lula
12h: Lula discursa pela primeira vez após pedido de prisão
12h57: Em discurso, Lula afirma que vai se apresentar à PF e provar sua inocência
16h50: Lula tenta deixar sindicato para se entregar à PF, mas militantes fazem barreira e impedem carro de deixar o prédio. Após a tentativa frustrada, ele retorna ao Sindicato.
18h42: Lula deixa sindicato a pé para se apresentar à PF
18h47: Lula se entrega à Polícia Federal e é considerado oficialmente preso
19h44: Ex-presidente chega à Superintendência da PF em São Paulo para fazer exame de corpo de delito
20h09: Lula deixa a PF em helicóptero rumo ao aeroporto de Congonhas
20h20: Ex-presidente chega a Congonhas para embarcar em avião com destino a Curitiba
20h46: Avião com Lula decola de Congonhas rumo a Curitiba
22h01: Aeronave que leva Lula pousa no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba; de lá, segue de helicóptero para a PF
22h28: Helicóptero com Lula pousa na Superintendência da PF em Curitiba. De lá, ele adentra a sede e, por fim, a sala especial que lhe fora reservada, conforme mostra o esquema acima.

Resta saber como ficará o cumprimento da pena de Lula. Ainda haverá novos recursos de habeas corpus e, futuramente, julgamentos para que ele seja candidato a presidência em 2018, ou não.

Colaboração: G1 e Reuters

    Nenhum comentário: