sábado, 21 de abril de 2018

FOTO DA SEMANA: nova era cubana


Essa foi uma semana marcada por grandes perdas no cenário nacional, e também internacional, talvez em maior demasia do que as outras. Mas ao mesmo tempo, marcou um momento importante governamental para um país de cunho político marcante, e é assim que a Foto da Semana de hoje o destaca.

Miguel Diaz-Canel cumprimenta Raúl Castro.
(FOTO: Alexandre Meneghini/AP)

Cuba está de presidente novo. Ainda que seja ligado ao regime comunista, por outro lado encerra uma duradoura dinastia da família Castro, que esteve no poder por quase 60 anos. Fidel Castro (1926-2016) comandou o país e revolucionou o socialismo, até passar o poder ao seu irmão Raúl Castro em 2008.

Eis que agora Raúl Castro passa o cargo presidencial para seu sucessor, de quem havia preparado de forma cuidadosa há uma década. Trata-se de Miguel Díaz Canel, de 57 anos, nascido depois da revolução de 1959. Canel fez seu primeiro discurso como presidente nesta quinta-feira, como chefe de Estado na Assembleia Nacional, enfatizando sua meta de "dar continuidade" ao regime socialista de partido único, deixando claro que não haverá espaço para uma transição política, ou restauração capitalista. Lembrou ainda que Raúl "segue a frente" na direção do país. Ele seguirá como primeiro secretário do Partido Comunista até 2021.

Havana e Cuba inteira está de olho nessa transição.

Nenhum comentário: