quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Adeus

Marisa Letícia teve morte cerebral em decorrência de um AVC - Foto: Nelson Almeida | AFP
(FOTO: Nelson Almeida/AFP)

MARISA LETÍCIA MORRE AOS 66 ANOS

Infelizmente, não resistiu.
A ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva teve morte cerebral constatada na manhã desta quinta, após seu estado de saúde ter sido declarado "irreversível" em boletins médicos divulgados ontem.

Dona Marisa foi internada no último dia 24 após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. Ela passou mal em São Bernardo do Campo, onde morava, indo a um hospital local. De lá, foi transferida por urgência para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Aqui o blog noticiou anteontem as últimas informações sobre seu estado de saúde. Ela estava em coma induzido, apresentando uma progressiva melhora, onde pouco a pouco sedativos eram retirados. Contudo, ontem houve uma piora repentina, e a ex-primeira dama voltou a respirar por aparelhos. Na madrugada de hoje, o quadro foi declarado "irreversível".

A confirmação da morte cerebral veio pela manhã, relatando ausência de fluxo cerebral. Diante do resultado, com a autorização da família, foi iniciado o processo para doação de órgãos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe as condolências de amigos e colegas políticos.

Dona Marisa Letícia nasceu em SBC em 1950, e casou-se aos 19 anos com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Três anos depois ele seria assassinado em um assalto.

Em 1973, Marisa conheceu Lula na época do Sindicato dos Metalúrgicos, casando-se no mesmo ano. Com ele, teve três filhos e foi sua fiel parceria na ascensão política nos anos 80, quando ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT. Tudo até Lula ser eleito presidente, e ela primeira dama, no mandato entre 2003 e 2010. Em 2011, ela incentivou Lula a realizar exames que o constataram um câncer na laringe. Cortou o cabelo e a barba do marido, antes de ocorrerem os efeitos de quimioterapia.

Em 2016, chegado o estouro do escândalo envolvendo Lula e sua família no caso do triplex de Guarujá, ela, o ex-presidente e os filhos tiveram seus nomes envolvidos na Operação Lava Jato, sendo que o nome de Lula ainda está sob julgamento.

ATUALIZAÇÃO (03/02): a morte de Marisa Letícia foi oficialmente confirmada às 18h57 nesta sexta-feira, em nota de falecimento emitida pelo hospital. O corpo da ex-primeira dama será velado e cremado amanhã, em São Bernardo do Campo.

Lula e Fernando Henrique
(FOTO: O Globo)

Após a declaração de morte cerebral, Lula recebeu a visita de políticos de mesmo partido ou não. Entre eles, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também ficou viúvo com a morte de Ruth Cardoso, em 2008. A foto da esquerda representa Lula consolando FHC nove anos atrás. Hoje, o contrário.

Ainda esta noite, o atual presidente da República, Michel Temer, chegou com uma comitiva ao hospital, sob vaias. Decretou luto nacional de três dias.

Nenhum comentário: