domingo, 5 de fevereiro de 2017

Virada, golaço e fim de jejum!

Aboubakar Camarões Egito Copa Africana (Foto: Camarões Egito Copa Africana)

Camarões Egito Copa Africana (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters)
(FOTOS: Amr Abdallah/Reuters)

EGITO1x2CAMARÕES

FESTA DOS LEÕES! COM GOLAÇO NO FIM, CAMARÕES BATE EGITO E LEVA COPA AFRICANA

Após 15 anos, Camarões volta a reinar no futebol africano e mostrar porque é tradicional no continente. Mesmo na pior fase, mostram forças para superar obstáculos.

A espera acabou em uma grande final contra outra potência, o maior campeão do continente, Egito. Com golaço impressionante de Aboubakar aos 43 minutos do segundo tempo, os Leões Indomáveis venceram de virada por 2 a 1, confirmando assim o pentacampeonato continental (1984, 1988, 2000, 2002 e 2017). Fica atrás do próprio Egito, que tem sete títulos. Com o título, Camarões garante a última vaga para a Copa das Confederações na Rússia, que será realizada em junho.

A finalíssima foi acompanhada diante de 38 mil pessoas no estádio de Libreville, no Gabão. Ainda marcou um duelo de gerações, em que se destacou o goleiro camaronês Ondoa, de apenas 21 anos. Do lado egípcio, Essam El Hadary, do alto de seus 44 anos (Ondoa não era nascido quando ele foi convocado pela primeira vez na carreira). Brilhou como nunca nessa Copa Africana, até não poder mais.

O Egito abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo com o meia Elneny, jogador do Arsenal, em jogada iniciada pelo camisa 10 Salah, da Roma. Foi aí que Camarões passou a controlar mais o jogo, mesmo tendo que trocar o zagueiro titular Teikeu, que saiu machucado aos 31 minutos para N´koulou entrar. Brilhante alteração do técnico belga Hugo Broos, pois o mesmo N´koulou marcaria, de cabeça, o gol de empate no início do segundo tempo. Nessa mesma etapa, entraria outro homem decisivo para a partida.

Vincent Aboubakar, camisa 10 da seleção e do Besiktas, comandou no segundo tempo como um todo, com muitas chances que pararam em El Hadary. E sua insistência foi premiada quando tudo estava encaminhado para a prorrogação, brilhou a estrela do atacante. Ele recebeu um lançamento, aplicou lindo chapéu de calcanhar e finalizou de primeira na saída do veterano goleiro, que só olhou a bola entrar. Desolação da muralha e dos faraós, euforia absurda dos Leões.

Assim foi até o apito final do zambiano Janny Sikazwe. Uma gigante africana renasceu das cinzas.

Resultado de imagem para camarões campeão
PARABÉNS, CAMARÕES!

Antes da final, ontem teve a disputa do terceiro lugar. Melhor para Burkina Faso, que bateu Gana por 1 a 0 com gol de falta de Traoré nos minutos finais.

Agora, os camaroneses se prepararão para a Copa das Confederações. Entram no Grupo B, que tem Alemanha, Chile e Austrália (campeã da Ásia). O Grupo A tem a anfitriã Rússia, além de Nova Zelândia, Portugal e México.

Nenhum comentário: