sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Tieta do agreste

Canal Viva vai reprisar "Tieta"  Divulgação/Divulgação

TIETA SERÁ REPRISADA NA TV À CABO

Grande notícia aos fãs de teledramaturgia!

Um dos maiores sucessos da história da TV, e também de literatura e cinema, a novela "Tieta" será reexibida este ano, no canal pago Viva. A novela foi originalmente exibida em 1989 pela Globo, escrita por Aguinaldo Silva, com parceria de Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, com direção geral de Paulo Ubiratan. Ela substituirá "A Gata Comeu", na faixa das 15h30, a partir de maio. A novela foi reprisada anteriormente na própria Globo, em "Vale a Pena Ver de Novo", cinco anos depois.

A novela consagrou Betty Faria no papel principal, e também a cômica vilã Perpétua e sua peruca, vivida por Joana Fomm. Na época, sua audiência chegava a beirar os 80 pontos de pico (hoje em dia, uma novela das nove não alcança nem a metade disso, por conta das mudanças de metodologia no Ibope). Era uma das mais pedidas para reexibição no Viva, fundado em 2010 que já passou diversos outros grandes sucessos, como "Vale Tudo", "Roque Santeiro", "Rainha da Sucata", entre outros. Atualmente, além de "A Gata Comeu", estão reprisando "Pai Herói" e "Torre de Babel".

Em 2017, aliás, será a deixa para acompanhar duas das magistrais vilãs de novelas de Aguinaldo, uma vez que "Senhora do Destino" (2004), que consagrou Renata Sorrah como Nazaré Tedesco, é o próximo cartaz da sessão, que atualmente reexibe "Cheias de Charme". Já havia sido reprisada em 2009.
Resultado de imagem para tieta

HISTÓRIA

A trama é inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e teve Betty Faria interpretando a personagem título. A história se passa na fictícia cidade de Santana do Agreste e mostra a reviravolta na vida de Tieta, que volta ao lugar 25 anos depois de ter sido expulsa de lá pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos).

Na primeira fase, Tieta é interpretada por Cláudia Ohana. O comportamento liberal da jovem e as intrigas de sua outra sua irmã, Perpétua (Adriana Canabrava/Joana Fomm), acabam irritado o pai da moça. Humilhada e abandonada pela família, ela segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de sua terra natal.

Tieta reaparece em Santana do Agreste passados 25 anos, agora rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. No dia de sua chegada, está sendo rezada uma missa em sua memória. Ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo a confusão toda, em uma das cenas mais memoráveis da TV.

A ousada Tieta diz que veio para ficar e acaba mudando a rotina de todos os moradores da pequena cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Para chocar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua rancorosa irmã Perpétua.

Além do livro e da televisão, Tieta do Agreste também ganhou as telonas do cinema, em filme produzido em 1996. Desta vez, Sônia Braga fez a personagem, enquanto Marília Pêra viveu a vilã.

Nenhum comentário: