segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Libertados

O jornalista Leandro Stoliar
Jornalista Leandro Stoliar

JORNALISTAS DA RECORD TV RETORNAM AO BRASIL APÓS DETENÇÃO NA VENEZUELA

Dois jornalistas da Record TV passaram por momentos difíceis em meio aos seus trabalhos profissionais. Felizmente, o pesadelo acabou hoje de madrugada.

Os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson de Oliveira haviam sido detidos no sábado. Libertados ontem, desembarcaram às 5h50 no Brasil. Eles foram presos na Venezuela, juntamente com dois ativistas do país, enquanto eram investigadas denúncias de suborno por parte da construtora Odebrecht na construção de uma ponte. A pretensão dos brasileiros era gravar reportagens para o "Jornal da Record", mostrando as denúncias de corrupção envolvendo financiamento do BNDES que favoreciam empreiteiras brasileiras.

Em nota divulgada no fim da tarde de hoje, a emissora disse que os jornalistas ficaram "quase 36 horas sob custódia de policiais e militares do Sebin, que confiscaram equipamentos, câmera, computador e celulares de nossos profissionais. A Record repudia de forma veemente este tipo de violência que atenta contra a liberdade de expressão e tenta controlar o acesso à informação. Estratégia de regimes que desprezam a democracia e os direitos humanos".

A emissora agradeceu o apoio das autoridades brasileiras, diplomatas, advogados e representantes de entidades do país vizinho, como a Transparência Venezuela e o Sindicato dos Jornalistas Venezuelanos.

O fato foi noticiado por outras emissoras brasileiras além da própria Record.

Nenhum comentário: