domingo, 19 de fevereiro de 2017

O Atletiba que não aconteceu

Dirigentes de Atlético-PR e Coritiba conversam com arbitragem de clássico em meio a impasse sobre transmissão de jogo
Jogadores de Atlético-PR e Coritiba se despedem da torcida. Não houve jogo

VERGONHA
FEDERAÇÃO E GLOBO VETAM TRANSMISSÃO ONLINE, E ATLETIBA É CANCELADO

Hoje teria a primeira partida de grande âmbito do futebol nacional realizada com transmissão inteiramente via internet, através do YouTube e redes sociais.
Teria, porque Atlético-PR e Coritiba foram arbitrariamente impedidos de jogar.

O clássico Atletiba, pela primeira vez na história, em seu jogo 370, foi cancelado. Terminou em WO, embora oficialmente não tenha sido decretado, mas seu jogo não se realizou. A equipe de transmissão via internet veio do Esporte Interativo, com o narrador Giovanni Martinello e o comentarista Felipe Rolim, além de repórteres e cinegrafistas.

Alegando problemas com credenciamento, a Federação Paranaense de Futebol se opôs a transmissão do jogo de forma independente, feita pelos canais dos dois clubes pelo YT. Os clubes se negaram a jogar sem tal transmissão e a partida, após 40 minutos de atraso, terminou cancelada.

Diante de mais de 30 mil na Arena da Baixada, as duas torcidas se manifestaram contra a oposição por parte da FPF e a detentora dos direitos de TV do Campeonato Paranaense, a RPC, afiliada da TV Globo. Em uníssono, gritaram pelo fim do monopólio. Fora os gritos de "Vergonha".

Por fim, os jogadores dos dois times, após descerem ao vestiário ao terminar aquecimento, voltaram ao gramado para se despedir das torcidas, de mãos dadas, e os torcedores retribuíram a atitude com aplausos.

O diretor executivo de marketing do Atlético-PR, Mauro Holzmann, se revoltou com a decisão e disse que o jogo não aconteceria sem a transmissão pela internet.

"Atlético-PR e Coritiba não venderam seus direitos [para a TV] por causa dessa merreca que a RPC e a Globo nos ofereceram. E a Federação Paranaense de Futebol não quer dar continuidade à partida enquanto a imprensa estiver aqui. Temos uma produtora independente aqui. Não temos que acabar com a transmissão", disse ele ao canal oficial do Furacão no YouTube.

Agora, os dois clubes prometem tomar medidas judiciais contra a FPF.

A lamentar ainda hoje, teve a morte de um torcedor do Coxa nos arredores do estádio. O jovem de apenas 16 anos teria sido baleado nas ruas de Curitiba.

----

Foi um dia que o futebol perdeu, porém também teve o ganho de respeito com a dupla Atletiba.

Pelo fim do monopólio das transmissões de futebol, hoje foi feito um verdadeiro golaço dos dois maiores times do Paraná. A partida pode não ter acontecido, mas prevalece a vontade de mudanças e de tempos melhores para o esporte.

Nenhum comentário: