quinta-feira, 30 de março de 2017

A sentença

Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, está preso desde outubro de 2016 no Paraná (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
(FOTO: Ueslei Marcelino/Reuters)

EDUARDO CUNHA PEGA 15 ANOS DE PRISÃO

Foi homologada hoje, pelo juiz federal Sérgio Moro, a sentença de pena e condenação ao deputado cassado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A pena é de 15 anos e 4 meses de reclusão. Cunha está preso em Curitiba desde outubro passado. É a primeira condenação dele na Operação Lava Jato, comandada por Moro.

Cunha responde a outras duas ações penais, uma em trâmite na 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, relativa à Operação Sépsis, e outra encaminhada a Moro pelo Supremo Tribunal Federal, que investiga se ele recebeu propina de US$ 5 milhões em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras. O ex-presidente da Câmara ainda é alvo em outros cinco inquéritos ligados à Lava Jato.

Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África. O ex-deputado é o único réu deste processo, que estava no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi encaminhado à 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha ser cassado, em 12 de setembro.

Nenhum comentário: