segunda-feira, 6 de março de 2017

Liberta das grandes

Resultado de imagem para libertadores 2017Resultado de imagem para libertadores 2017 grupos

DE CARA NOVA, COMEÇA A LIBERTADORES 2017;
1/4 DOS PARTICIPANTES É DO BRASIL

Depois de uma disputada fase pré-grupos, finalmente "as cabeças vão rolar" em diante. Começa amanhã a fase de grupos da Taça Libertadores da América, esse ano sem times mexicanos e um formato diferenciado e mais longo. A final será disputada lá em novembro.

O Brasil nunca esteve tão bem representado. Exatamente 25% dos classificados nos grupos, o que aumenta a chance de um possível título vir para cá. Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Chapecoense, Botafogo e Atlético Paranaense. Qual dos oito times terão mais sorte até o final do campeonato? Aqui você irá conferir um guia detalhado de cada chave da competição, e o que nossos times terão de dificuldades a enfrentar. O caminho é longo, mas o sonho é real para todos os participantes.

Abaixo estão os oito grupos

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupos

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 1Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 1
GRUPO 1

É um grupo dos mais complicados, só com os times de forte tradição sul-americana. E é nessa dificuldade que o Botafogo quer se apegar para superar seus rivais, assim como fez na fase preliminar, em que despachou dois gigantes do continente, Colo Colo e Olimpia, quando muitos críticos duvidavam disso. O Fogão conta com o jovem técnico Jair Ventura e sua astúcia nas leituras de jogo. Capitaneado pelo talento de Camilo, tem um ataque com Rodrigo Pimpão sempre brilhando nas horas mais precisas. E o meia Montillo, que ainda se recupera de lesão.
O grupo traz o atual campeão, o Atlético Nacional. Mais querido pelos brasileiros por sua vasta solidariedade após a tragédia com a Chapecoense, os colombianos chegam como favoritos da chave, apesar de bem desfigurados. Apenas 5 dos 11 titulares da vitoriosa campanha do ano passado permanecem no time, entre eles o meia Macnelly Torres.
O Estudiantes é outra potência do grupo, e conta com o veterano meia Verón, de 42 anos. Ele se aposentou há três anos e exercia a função de presidente do clube argentino, mas resolveu voltar à ativa. Não menos perigoso, o Barcelona de Guayaquil inspira cuidados na altitude.

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 2
GRUPO 2

Tradicionalíssimo no continente, assim se defende o Santos Futebol Clube, que está de volta à competição após 5 anos ausente e de um recente tricampeonato, conquistado em 2011 com Neymar, Ganso e companhia. E é o cabeça-de-chave de um grupo que só tem os "S" iniciais.
Ainda recheado de jovens talentos e com nomes veteranos e pesados como Ricardo Oliveira e Renato, além do camisa 10 Lucas Lima, o Peixe pretende não passar sustos no grupo, como vem passando na temporada, onde tem campanha irregular no Paulista. Pesam as duas derrotas em clássicos contra São Paulo e Corinthians, e o trabalho do técnico Dorival Júnior passou a ser contestado.
O rival mais forte é o Independiente Santa Fé, mais uma potência colombiana. Campeã da Sul-Americana em 2015, o time vai a quinta Libertadores seguida, em que alcançou a semifinal em 2013. O principal nome do time é o meia Omar Pérez.
Tradicional time peruano, o Sporting Cristal não inspira muitas forças em competições continentais, enquanto o The Strongest inspira mais perigos com a temida altitude da Bolívia. Pelo terceiro ano seguido entra em um grupo com brasileiro. No ano passado chegou a derrotar o São Paulo em pleno Pacaembu, em uma histórica primeira vitória fora de seu país. Embora o mesmo Tricolor tenha sido semifinalista depois.

Resultado de imagem para libertadores 2017 river plate
GRUPO 3

Único grupo sem brasileiros, é encabeçado pelo gigante River Plate. Há alguns anos, amargou um inacreditável rebaixamento, mas deu a volta por cima e calou os críticos ao conquistar a Libertadores de 2015, após a pior campanha entre os classificados à fase final.
Depois de um 2016 bastante irregular, só chegou onde chegou ao conquistar a Copa Argentina diante do Rosário Central, com um elenco mais limitado em relação a 2015. Seu grande nome é o jovem Alario, que vem sendo convocado pela seleção principal do país.
O grupo tem mais dois recorrentes participantes. O Emelec do Equador e o Independiente de Medellín alcançaram as semifinais em seus melhores anos, e querem surpreender. O Melgar do Peru é o possível saco de pancadas, assim como foi em 2016, em que na condição de estreante não faturou nenhum ponto.

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 4
GRUPO 4

Esse é provavelmente o "grupo da morte". O único envolvendo dois times de um mesmo país vindos de excelentes temporadas de 2016 e que buscam afirmações.
O Flamengo não quer ficar só no "cheirinho". O time de Zé Ricardo se reforçou como nunca do ano passado para cá, sob comando do meia Diego, que com atuações de craque se consolidou no time titular e usará a camisa 10 de Zico na competição. Para esse ano, vieram reforços como Conca, Trauco e Rômulo. Sem falar que tem um afinado Paolo Guerrero no ataque, e um Alex Muralha que defende muito. Apesar da perda da Taça Guanabara no último domingo, o Fla vem com sede de vinganças e quer brilhar logo na estreia, que será no Maracanã.
O Atlético-PR é o outro rubro-negro da chave que chega à sua quinta participação. Foi o vice-campeão de 2005 após perder a final para o São Paulo, comandado pelo hoje técnico do Furacão, Paulo Autuori. Assim como o Fla, se reforçou à beça, trazendo como grande contratação Grafite, artilheiro por onde passou. O criativo meia Felipe Gedoz, além do veterano Carlos Alberto e o naturalizado croata Eduardo da Silva, são outros nomes de peso. Sem falar no volante argentino Lucho González, que trouxe segurança no meio de campo e marcou o gol da classificação aos grupos.

O cabeça-de-chave é o San Lorenzo, o time do Papa Francisco. Campeão em 2014, o time que afastar o azar de anos posteriores, pois é o terceiro ano seguido que cai num grupo difícil. Nos outros dois, caiu ainda na primeira fase. Conta como esperança de gols o atacante Blandi. Fechando o grupo, a Universidad Católica retomou sua tradição no Chile, ao conquistar o campeonato local. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato de 1993. Assim como o Furacão, perdeu sua final ante o São Paulo...

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 5
GRUPO 5

Eis o time brasileiro a ser batido nesta edição. Apesar das irregularidades que o afrontam...
O Palmeiras sobrou no último Brasileirão e agora, mesmo sem seu craque Gabriel Jesus, reforçou-se como nunca, trazendo nomes como Felipe Melo, Michel Bastos e, principalmente, os campeões colombianos do ano passado, Alejandro Guerra e o matador Miguel Borja, que já chegou ao alviverde metendo gol. A instabilidade citada é falada porque o time, apesar de ter aplicado goleadas recentes, sofreu uma dura derrota para o Corinthians, mesmo com um a mais. O Verdão está em um grupo relativamente médio e tem condições de passar bem, no comando do novato técnico Eduardo Baptista (Cuca faz falta?)
Para isso, tem de superar a tradição dos uruguaios do Peñarol, 5 vezes campeão e cabeça-de-chave. Mas assim como o atual Palmeiras, enfrenta instabilidades. Seu principal jogador é o meia Cristian Rodríguez, que teve recente passagem relâmpago no Grêmio.
Se tem um time no grupo que está muito por cima, é o Atlético Tucumán. Aos 115 anos, o clube argentino vai a sua primeira Libertadores. Para chegar aí, passou pelas preliminares, em história digna de cinema. Eliminou no Equador o El Nacional, após quase sofrer um W.O.. Depois, despachou o forte Junior Barranquilla.
Completando o grupo, o boliviano Jorge Wilstermann conta com a altitude de Cochabamba para surpreender os adversários. Destaque para o zagueiro brasileiro Alex Silva, ex-São Paulo e Flamengo.

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 6
GRUPO 6

O Galo mineiro tem um grupo tão fácil quanto o Palmeiras. Participando pela quinta Libertadores seguida, o último brasileiro a ganhar o torneio (em 2013) vem forte sob comando de Roger Machado. Conta com um Fred em fase artilheira, e as criatividades dos meias Cazares e Otero. Muito embora tenha perdido Lucas Pratto para o São Paulo. O elenco é bom e fácil de repor. Sabe-se lá como não ganhou títulos em 2016..
O menos fácil dos times é o argentino Godoy Cruz, que há um tempo vem surpreendendo positivamente no futebol local. O tradicional Libertad do Paraguai também pode dar trabalho, mas sem as forças de anos atrás. Por último, tem o estreante boliviano Sport Boys, da pequena cidade de Warles. Como não tem um estádio capacitado a abrigar jogos da competição, tem de jogar em Santa Cruz de La Sierra.

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 5
GRUPO 7

Talvez o grupo com maior carga de emoções distintas.
Marca a estreia da Chapecoense na competição, onde homenagens poderão ser inevitáveis. Após o trágico acidente aéreo na Colômbia, no ano passado, o time foi homologado campeão da última Copa Sul-Americana, a pedido do adversário da final, o Atlético Nacional. E assim, totalmente reformulado e reconstruído depois da fatalidade, a Chape vai bater de frente com outros grandes do continente. Juntamente ao Atlético-PR, é o primeiro brasileiro a estrear nos grupos, amanhã a noite, na Venezuela. A chegada da delegação ao país foi muito festejada pelo time local, o Zulia.
No grupo, está o maior participante do torneio, o Nacional do Uruguai. Na 45° participação, o time lidrado pelo meia Álvaro González ostenta três títulos e pinta como favorito da chave. Outro forte time é o Lanús, tido pela imprensa argentina como o mais bem cotado do país. Campeão da Sul-Americana de 2013, conta com o artilheiro Acosta.
Além deles, outro estreante a vista. É o venezuelano Zulia, que tem o veterano meia Arango e é o maior caçula do torneio (foi fundado em 2005).

Resultado de imagem para libertadores 2017 grupo 8
GRUPO 8

Tem mais brasileiros com vida tranquila nos grupos. Na última chave, o Grêmio foi talvez quem tenha dado mais sorte no sorteio, pegando times de pouca tradição. Vem inspirado depois do título da última Copa do Brasil, que o afastou de uma seca de 15 anos sem conquistas expressivas. Com o poderio do técnico Renato Gaúcho, o Imortal conta com o jovem craque Luan, campeão olímpico, a repetir seus grandes feitos do ano passado. Recheado de bons nomes gringos, o time conta com Bolaños, o xerife Kannemann e o recém-chegado Lucas Barrios.
Nos outros times, olho aberto ao Guarani do Paraguai. O time não esquece de 2015, quando surpreendeu ao passar pelo Corinthians e chegou a semifinal daquele ano. Ainda conta com o atacante López. Zamora da Venezuela e Deportes Iquique do Chile completam a chave.

A primeira semana da competição conta com 12 jogos, sendo 4 em cada dia de terça a quinta. Eis os jogos de amanhã:

Deportes Iquique x Guarani (17h15)
Jorge Wilstermann x Peñarol (19h30)
Atlético-PR x U.Católica (21h)
Zulia x Chapecoense (21h45)

Que seja uma competição de raiz, com muita disputa e raça no campo!

Nenhum comentário: