quarta-feira, 14 de março de 2018

Exemplo de superação e genialidade

O físico Stephen Hawking em imagem de abril de 2016. (Foto: Lucas Jackson / Arquivo / Reuters)
(FOTO: Lucas Jackson/Reuters/abril de 2016)

MORRE STEPHEN HAWKING, UM DOS MAIS INFLUENTES FÍSICOS DO MUNDO

Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico renomado, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira em sua casa em Cambridge, na Inglaterra.

Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa descoberta aos 21 anos, época em que engatilhava as primeiras facetas das descobertas físicas, e contrariando as expectativas naturais. Aos 28, a ELA se agravou e ele passou a ficar preso, de vez, numa cadeira de rodas. Conseguia se comunicar através dos movimentos dos olhos e bochecha. Com as atividades cerebrais intactas, pôde desenvolver suas diversas teorias graças à protótipos de computador, como o que se vê na foto acima. Pelo diagnostico da doença, o máximo de tempo de vida era 2 anos. Viveu 55.

A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte ainda não foi divulgada.

As datas de nascimento e morte ficaram altamente relativas aos gênios da Física. Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, dia em que se completava 300 anos da morte de Galileu Galilei. E morreu na data de aniversário de Albert Einstein (14 de março, data em que se comemora o Dia do Pi, na matemática).

Stephen Hawking com os atores Felicity Jones e Eddie Redmayne na estreia do filme 'A teoria de tudo' em Londres, em 2014 (Foto: Justin Tallis / AFP Photo)
(FOTO: Justin Thalis/AFP)

No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988.

Em 2014, sua história de vida foi contada no filme "A Teoria de Tudo", que rendeu o Oscar de melhor ator para Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

Nenhum comentário: