segunda-feira, 11 de junho de 2018

O ENCONTRO HISTÓRICO ACONTECEU

 
Foto: (Reprodução/Reuters)
(Globonews/CNN)

DONALD TRUMP E KIM JONG UN FAZEM REUNIÃO HISTÓRICA E SE CUMPRIMENTAM EM SINGAPURA

É com direito a um GIF ao invés de uma foto tirada e convencional, que o Jornal da Internet noticia astutamente e com espanto, como todos os olhares do mundo, um encontro muito improvável.

Por todos os obstáculos de décadas que perduraram, esse encontro virou realidade. Quase foi cancelado na última hora, mas voltou a ganhar força para acontecer.

Os líderes de Estados Unidos e Coreia do Norte fizeram o tão esperado encontro neste 12 de junho, no que foi a primeira reunião da história entre as duas nações. O aperto de mão vira clássico!

O presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong-un  se encontraram pessoalmente na manhã de terça, em Singapura, as 9 horas locais. Aqui no Brasil ainda é 11 de junho, às 22h. O objetivo desta reunião é a tentativa de se chegar a um consenso sobre o desmonte do programa nuclear da ditadura comunista norte-coreana, em troca de alivio econômico para o país hoje afetado por duas sanções.

O local escolhido foi em prol da neutralidade. Aconteceu no luxuoso hotel Capella, na ilha de Sentosa, famosa por suas praias turísticas e impecáveis campos de golfe. Singapura designou partes de sua região central uma zona especial, onde os procedimentos de segurança estão mais rigorosos. O espaço aéreo sobre a rica cidade-Estado está temporariamente restrito durante partes dos dias 11, 12 e 13 de junho.

Mesmo que até agora não tenha chegado a um resultado definitivo do encontro, há muita comemoração de grandes partes pelo mundo, como na própria Singapura. O país lançou uma medalha comemorativa, com a inscrição "Paz Mundial". E há quem diga que Donald Trump mereça o Prêmio Nobel da Paz, pelos seus esforços para acabar com os impasses na península coreana. A própria Coreia já concorda, tanto que as partes Norte e Sul já selaram acordos de paz no início deste ano.

O presidente sul-coreano, Mon Jae In, que não está presenta nesta cúpula da reunião histórica, foi um dos grandes intermediadores para tudo acontecer, ao alinhar o tratado de paz com a liderança norte-coreana. Kim se dispôs e cumpriu, por exemplo, a promessa de enviar uma delegação própria para as Olimpíadas de Inverno que aconteceu em Pyongchang. As duas Coreias competiram como uma só.

"MUITO BOM", foi a frase principal proferida por Trump, após reunião cara a cara com Kim. Que seja feita a paz. Aplausos! 

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Grande parte da mídia detonou Trump que acabaria com o mundo... Vai vendo.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br