sexta-feira, 22 de junho de 2018

QUE SUFOCO, HAJA CORAÇÃO!

Segundo tempo de drama
Brasil lidera o grupo
Neymar

JOGO 24

2X0

BRASIL SOFRE ATÉ O FIM, MARCA DOIS NOS ACRÉSCIMOS E VENCE COSTA RICA

UFA!
Deve ter sido esse o grito de alívio para milhões de brasileiros que "madrugaram" para ver o jogo às nove da manhã. Foi com muita luta, garra e sacrifício, diante de tanta chance desperdiçada, para vencer o jogo. Para enfim, fazer um gol por toda a pressão. Ou melhor, dois. O Brasil venceu a Costa Rica por 2x0 em São Petersburgo e deu um respiro nessa Copa do Mundo, chegando a liderança do Grupo E com 4 pontos, junto à Suíça. Basta um empate com a Sérvia para confirmar a classificação, mas se quiser o primeiro lugar da chave, é preferencial vencer. Sensação de 2014, a Costa Rica já está eliminada. Phillippe Coutinho e Neymar marcaram os gols, ambos nos limites dos acréscimos.

Foi um jogo de diferentes discrepâncias nas estatísticas que comprovaram o domínio brasileiro, diante da forte retranca armada pelos costarriquenhos, além da ótima atuação do goleiro do Real Madrid, Keylor Navas. Ao todo, 23 finalizações (9 à gol) contra apenas 4 dos adversários, todos para fora. Desde o primeiro tempo, o Brasil foi para cima, mas penou na hora H dos chutes. Ou era passe errado, ou chute torto. Quando Gabriel Jesus balançou a rede, estava impedido.

No segundo tempo, foi um martírio ainda pior para a odisseia de um gol. Por outro lado, movimentação melhor, com a entrada de Douglas Costa no lugar de Willian, ainda no intervalo. O camisa 7 criou as melhores jogadas de gol, que custavam a sair. Tite teve a coragem que não teve na estreia e mostrou ousadia, ao sacar Paulinho e colocar Roberto Firmino. Dois centroavantes em ação. Gabriel Jesus acertou uma cabeçada no travessão. Phillippe Coutinho, Neymar e Casemiro pararam nas boas defesas de Navas. Não é a toa que o arqueiro é tricampeão europeu. O Brasil pressionava e apelava nos últimos recursos. Como o árbitro de vídeo. Que burocraticamente prejudicou a seleção, outra vez. Neymar tentou o drible e foi derrubado na área. O juiz holandês Bjorn Kuipers chegou a marcar o pênalti. Mas consultou o VAR e, adivinha, anulou a marcação. Os braços exageradamente abertos do camisa 10 custaram caro, pois foi entendido uma simulação. Neymar tomaria o cartão amarelo depois, assim como Coutinho. E não parava de ser caçado e cavar faltas. Soltou palavrões à beça, estava desnorteando.

Os acréscimos chegavam, o drama aumentava. Mas enfim o grito de gol saiu das gargantas nacionais. Aos 45 do segundo tempo! Jogada aérea, Jesus erra o domínio, mas a bola sobra limpa para Phillippe Coutinho chutar de bico, entre as pernas de Navas, é GOOOOL do Brasil! Para aliviar e clarear o ambiente da seleção, de tanta pressão. Foi tanto êxtase que até o técnico Tite levou um tombaço na comemoração do gol. Eram ainda 6 minutos de acréscimo, para gastar a bola e administrar, enfim, a vitória. Mas deu tempo de muito mais coisa. Neymar aplicou uma lambreta (carretilha) em cima de Gamboa. E no limite dos acréscimos, contra-ataque rápido. Jesus acionou Douglas Costa, que deu lindo passe, vencendo Navas e encontrando Neymar, livre, para deixar sua marca e jogar para longe a pressão carregada nas costas, por tudo que é motivo. 2 a 0, fim de jogo! O camisa 10, diante dos olhos da namorada Bruna Marquezine, caiu em lágrimas copiosas e foi consolado por todo o elenco.

A insistência brasileira castigou a cera infinita adversária. A Costa Rica paga com isso a sua eliminação no Mundial.
Faltam 5 passos para o hexa!

FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 0 Costa Rica

Local: Estádio Krestovsky, São Petersburgo
Horário: 09h
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (Holanda)
Árbitro de vídeo: Danny Makkelie (Holanda)
Público: 64.468

BRA-CRC 2018-06-22.svg

SUBSTITUIÇÕES

Douglas Costa (Willian) INTERVALO                             Bolaños (Ureña) 09´2°
Roberto Firmino (Paulinho) 23´2°                                     Calvo (Gamboa) 30´2°
Fernandinho (Gabriel Jesus) 48´2°                                   Tejeda (Guzmán) 38´2°

Homem do Jogo: Phillipe Coutinho (#11), de novo ele

Nenhum comentário: