sexta-feira, 29 de junho de 2018

Agora é oitavas!

COPA CHEGA A FASE FINAL REGADA DE EQUILÍBRIO

Começa neste sábado o "começo do fim" da Copa do Mundo. Ou seja, as oitavas de final irão movimentar os nervos na Rússia. Quem fatura a taça? E ela começa logo de cara com um gigante clássico entre França x Argentina.

Por ora, aqui vai um breve resumo, em números, de tudo o que se passou na primeira fase da Copa, além dos destaques individuais.

NÚMEROS
GOLS: 122 (2,52 por jogo)
Melhor ataque: Bélgica (9 gols)
Melhor defesa: Uruguai (nenhum gol sofrido)
Pior ataque: Egito, Arábia Saudita, Marrocos, Irã, Dinamarca (classificada), Austrália, Peru, Islândia, Costa Rica, Alemanha, Panamá e Polônia (2 gols cada)
Pior defesa: Panamá (11 gols)
Gol mais rápido: Shinji Kagawa, aos 3 minutos, em Colômbia 1x2 Japão
Gol mais demorado: Son Heung-min, aos 51:48 do segundo tempo, em Coreia do Sul 2x0 Alemanha

158 cartões amarelos (Panamá líder, com 11 amarelos)
3 cartões vermelhos (Rússia, Alemanha e Colômbia)

Cartão amarelo mais rápido da história: Jesus Gallardo (México), aos 13 segundos, em México 0x3 Suécia

Gols contra: 9 (recorde quebrado)
Pênaltis: 24 (19 convertidos)
Árbitro de vídeo em uso: 20 vezes
Partida com maior uso do VAR: Irã 1x1 Portugal, com 3 vídeos

Seleção da primeira fase:
Ochoa (México); Augustinsson (Suécia), Granqvist (Suécia), Mina (Colômbia), Meunier (Bélgica); Kanté (França), Modric (Croácia), Hazard (Bélgica) e Phillippe Coutinho (Brasil); Lukaku (Bélgica) e Harry Kane (Inglaterra); Técnico: Zlatko Dalic (Croácia)

Pois é, por enquanto Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista!

Agora é hora de refrescar a memória e adiantar "palpites" para os oito próximos jogos. Quem passa?


Resultado de imagem para oitavas de final copa 2018

França x Argentina, Kazan
Três títulos mundiais em campo, logo de cara! Uma das mais cotadas ao título, a França é favorita neste duelo, pelo bom futebol e time que apresenta, apesar dos poucos gols. O ataque de Mbappé e Griezmann quer crescer em jogo grande. Mas não tem como subestimar os Hermanos, que tem Lionel Messi com confiança recuperada, após comandar a dramática classificação na última rodada.

Uruguai x Portugal, Sochi
Times que completam o chaveamento mais imprevisível dentre os quatro cantos, prevendo as quartas, no provável jogo mais equilibrado. A Celeste tem a sólida defesa, que não tomou nenhum gol, além do ataque de Cavani e Suárez. Mas Portugal tem CR7 em boa fase, e não é demais lembrar do hat-trick feito em sua estreia. Difícil, mas acho que vai dar Uruguai, nos pênaltis!

Espanha x Rússia, Moscou (Luzhniki)
A anfitriã cumpriu seu maior objetivo, passando para a segunda fase, após afastar o mau momento nos amistosos, e deixou sua torcida feliz. Com ótimo futebol, nem mesmo a derrota de 3x0 na segunda-feira desanima. Denis Cheryshev, que veio da reserva, comanda o meio-de-campo. Dará trabalho para a Fúria, que ainda assim é mais cotada e ganha pelo seu conjunto da obra. Cotada, inclusive, para finalista.

Croácia x Dinamarca, Nizhny Novgorod
Mas abram o olho para a Croácia, gente. Seleção que mais brilhou tática e ofensivamente na primeira fase, destroçou a Argentina e alcançou os nove pontos possíveis nos grupos, mostrando um grande futebol. Luka Modric, certamente o melhor jogador desta fase, quer continuar inspirado. E a Dinamarca, que só fez dois gols, precisa mostrar mais serviço de ataque. Croácia deve passar.

BRASIL X MÉXICO, Samara
Sem clubismo! Dá Brasil, que não teve a estreia dos sonhos, mas se ajeitou daí em diante e mostra sobretudo uma solidez defensiva, além da frente que conta com Phillippe Coutinho como maior destaque. O México, que sempre para nas oitavas desde 1994, vai torcer muito para o goleiro Ochoa estar inspirado e defender de tudo. Como aconteceu em 2014.

Bélgica x Japão, Rostov
O duelo mais fácil, provavelmente. Melhor campanha da primeira fase, contra um adversário que avançou somente por causa de fair play, aos trancos e barrancos. A Bélgica do criativo Eden Hazard e o artilheiro Romelu Lukaku classificará, talvez goleando até.

Suécia x Suíça, São Petersburgo
Duelo de difícil prognostico e até então improvável, porque tudo dava como certo a Alemanha em primeiro lugar. Mas... Fato é que Suécia está inspirada, com uma seleção raçuda e lutadora, que tem bastante técnica de jogo. Os suíços não chegaram a mostrar bom futebol, então é lucro para eles as oitavas. Dá Suécia, ainda que apertado.

Colombia x Inglaterra, Moscou (Spartak)
Esse é o jogo em que o único segundo lugar tem mais cotação que o primeiro. A Inglaterra conta com o artilheiro Harry Kane para superar as barreiras colombianas. O time jovem é bom e cascudo, e tem tudo para passar. Ainda mais que o rival penou para liderar seu grupo, estreando com derrota, e ainda pode ficar sem James Rodríguez, lesionado.

Façam suas torcidas, brasileiros e colônias. Essa reta final será arrepiante! \o/

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A França confirmou hoje que é uma das principais favoritas ao título na Rússia... Jogão contra a Argentina. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br