quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Fim de um ciclo histórico

Renan Dal Zotto coletiva vôlei (Foto: Divulgação/CBV)

BERNARDINHO DEIXA A SELEÇÃO

É o fim de uma era histórica e vitoriosa no vôlei brasileiro.

Bernardo Rezende, o Bernardinho, não será mais técnico da seleção brasileira de vôlei. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, na sede da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

Nas últimas semanas, o técnico teve uma série de reuniões com a direção da entidade e, na noite de terça-feira, definiu seu futuro. Bernardinho ocupou o cargo por quase 16 anos. Bicampeão olímpico, um dos maiores técnicos da história do vôlei mundial conquistou o histórico ouro nos Jogos do Rio, no ano passado. Agora, se despede antes do início do ciclo rumo aos Jogos de Tóquio, em 2020. Renan Dal Zotto, diretor de seleções até os Jogos do Rio, será o novo técnico da equipe.

Dal Zotto tem 56 anos e exercia a direção desde 2008.

Bernardinho chegou à seleção em 2001, às vésperas da Liga Mundial daquele ano – da qual sairia campeão. Estreou no dia 4 de maio, contra a Noruega, em amistoso disputado em Portugal, como parte da preparação para o torneio. Nos últimos 15 anos, somou mais de 30 conquistas à frente da equipe. Foram dois ouros olímpicos (2004 e 2016, ambas em cima da Itália), duas pratas (2008 e 2012) e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010), além de oito Ligas Mundiais (a última em 2010). Antes, com a seleção feminina, conquistou dois bronzes olímpicos, nos Jogos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000. Foram seis medalhas olímpicas em sequência. A mesma é treinada atualmente por José Roberto Guimarães, que antes treinava o time masculino, tendo a inversão de técnicos ocorrida após o ciclo de 2000.

Bernardinho passa a se dedicar à família.

Com informações do Globoesporte.com

Nenhum comentário: